Bolinhas e listrinhas espalhadas pelo corpo

Sardas, pintas e estrias: como lidar com esses problemas
Não precisa ser um gênio para saber o que mais incomoda a gente quando o assunto é pele: espinhas! Afinal, esse é um dos problemas mais comuns e mais evidentes, não é? Mas nada de descuidar do resto viu? Fique ligada e veja as dicas que preparamos para você saber o que fazer se outras marquinhas aparecerem pelo seu corpo.

Pinta

O que é: acúmulo de células jovens que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Aparece como uma mancha marrom e pode ter tamanhos variados.
Quem pode ter: todo mundo. Algumas já nascem com a gente. Outras surgem depois, na adolescência.
Onde: em todas as partes do corpo.
Como evitar: não há um jeito de fazer isso. O que os dermatologistas dizem é que os raios solares não fazem nada bem, pois podem transformar um simples pontinho em um tumor de pele. Por isso é bom ficar de olho.
Como tratar: só necessitam de tratamento as pintas que mudam de tamanho, não têm forma regular, escurecem, têm um diâmetro maior do que seis milímetros, coçam ou causam dor. Quando isso acontece, o médico costuma remover rapidinho. Mesmo que as manchas que você tenha no corpo não sejam desse tipo, fique esperta. E, claro faça uma visita ao dermatologista de vez em quando.
Legal e importante: quanto mais cedo for detectado um problema em alguma pinta, melhor. Dissemos uma vez e não custa repetir: olho nela! Mesmo que esteja em uma parte do corpo que não pegue sol, ela pode vir a se transformar em algo mais sério.
Sarda
O que é: um monte de pintinhas que aparecem na pele, resultado do aumento de produção da melanina nas células de uma determinada parte do corpo.
Relembrando: melanina é o pigmento que dá cor a pele.
Quem pode ter: a sarda ocorre com mais freqüência em pessoas de pele clara.
Onde: nas partes do corpo que ficam expostas ao sol, como rosto, mãos, colo.
Como evitar: se você já é 'pintadinha' nada de sair de casa sem protetor solar, mesmo com o tempo chuvoso.
É ele que vai ajudar a deixar as manchinhas sob controle. Quando for a praia, use também um boné para proteger ainda mais o rosto. E, em casos extremos, NADA DE SOL!
Sombra e camiseta mesmo. Como sua pele deve ser bem sensível, é bom se prevenir desde cedo para não ficar com aspecto envelhecido antes do tempo ou até ter um problema grave mais tarde.
Como tratar: os dermatologistas costumam recomendar tratamento com clareadores. Mas você só deve fazer isso se suas manchinhas incomodarem muito, certo?
Legal e importante: quando for à praia ou à piscina, passe protetor meia hora antes de se expor ao sol. Esse é o tempo certo necessário para ele começar a agir e bloquear os efeitos nocivos do sol na sua pele. *-* DICONA: não é todo mundo que tem sardas. Se as suas não incomodam, por que não fazer delas sua marca pessoal?

Estria
O que é: parece um risco na pele. Logo que surge, é uma listra avermelhada. Com o tempo, se não é tratada, fica branca. É como uma cicatriz.
Quem pode ter: qualquer mulher. Muitas vezes, a razão é um 'esticamento' da pele, provocado por ganho de peso ou crescimento rápido demais. Mas a causa também pode ser genética, isto é, herança do pai ou da mãe. Peles claras têm maior tendência a desenvolver estrias.
Onde: coxas, bumbum, costas, braços, seios e barriga.
Como evitar: não engordar ou emagrecer rápido demais ajuda a evitar que as estrias apareçam. De resto, nada a fazer.
Como tratar: quanto antes agir maior a chance de fazer com que ela suma. Quando a estria ainda está na fase vermelha, o tratamento é feito com um creme à base de ácido retinóico, que provoca uma descamação da pele (você passa como se fosse um hidratante). Mas esse é o tipo de coisa que deve ser indicada e acompanhada por um dermatologista.
É ele também que pode apontar outras opções de tratamento, dependendo do caso. Detalhe: se a lesão já estiver branca, é possível apenas amenizar a aparência, mas ela não desaparece.
Legal e importante: se você suspeita do aparecimento de alguma estria, corra para o dermatologista. E capriche no hidratante pelo menos uma vez por dia, por mais que a preguiça fale alto. Ele não impede o aparecimento de estrias, mas ajuda a manter a pele saudável.

0 Response to "Bolinhas e listrinhas espalhadas pelo corpo"

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

E-MAIL

Para maiores informações, mande um e-mail para: blogacharmosinha@yahoo.com.br !