Não tire as cutículas, faz mal !

Desde que somos jovens e começamos a conhecer a vaidade, uma das primeiras coisas que tomamos conhecimento é “fazer as unhas semanalmente” – seja no salão ou se aventurando em casa mesmo, munida de um alicate, espátula, palitinho e por aí vai. O fato é que nunca me falaram o porque de não tirar as cutículas. O que eu tinha em mente era que “precisava tirar as cutículas porque senão as unhas ficavam feias e com cara de desleixo”. O tempo passou, várias semanas correram e todas nós lá sejamos na manicure ou em casa mesmo: aquela trilha de cutículas retiradas, aqueles bifes generosos e no final, é tão bonito na hora, mas só esperar mais 7 ou 5 dias para a cutícula dar oi de novo e lá vamos nós para o ritual “arranca pele” tudo novamente. O hábito é tanto que é praticamente impossível pensar em não fazer tudo isso e ainda querer ter unhas bonitas. Não? Sim, até o momento que você para e pensa: bom, se eu nasci com isso, porque eu tiro, tiro, tiro e ela cresce cada dia mais e é “um problema que me acompanha” ao invés de ser apenas uma parte do meu corpo que eu cuido e ela fica quieta, sem me atormentar e não deixar minha mão feia ? Pois é isso: as cutículas não estão aqui nas mãos por acaso, o papel delas em nosso corpo é de proteção ao organismo e sim, são frágeis, sensíveis e não devem ser retiradas.

Motivos para não retirar as cutículas

“Quando existe a ação constante do agente agressor, ou seja, causando uma inflamação crônica, isso causa um aumento de volume no local, criando um grande desnível entre a pele (cutícula) e a unha.”
“A retirada da cutícula pode favorecer a instalação da paroníquia que consiste na infecção da pele que rodeia a unha, habitualmente causada pela levedura Candida albicans e, mais raramente, por bactérias.”
Em resumo, todos estes fatores atuam em conjunto, levando aos eventos celulares e vasculares da inflamação. Resulta em um aumento do calibre de capilares responsáveis pela irrigação sanguínea local, produzindo mais hiperemia e aumento da temperatura local (calor).

- Peguem a mãozinha de uma criança, que nunca nem tocou nas cutículas. Agora, peguem a mão de uma senhora ou de uma adulta que tira a cutícula há mais de 10 anos… vejam a diferença.
A cutícula intacta, em sua forma natural não tem nenhum desnível em relação à unha e é reta. Não é funda. A mulher que retira sempre a cutícula tem um “vão” entre a pele e a unha, a famosa “cutícula fundinha” que nada mais é a cova que se forma de tanta pele que se retira, a cada dia mais e mais. O fato de se retirar as cutículas não é somente uma frase piegas ao dizer que “retirar as cutículas faz mal” – é alertar para as mulheres que esse hábito tão comum no Brasil é proibido em países do primeiro mundo e ficar mexendo nas cutículas nada mais é do que ter uma inflamação crônica em seus dedos, para sempre.

- Entenderam porque quando tiramos muita cutícula nossos dedos ficam inchados, vermelhos e doloridos? E pode ser o esmalte mais lindo do mundo pra dar acabamento: não ficará bonito.

- Depois de pesquisar muito sobre esse assunto, eu não tiro mais minha cutícula, me conscientizei dos riscos que trazem a minha saúde. E hoje mesmo fiz minha unha e NÃO tirei as cutículas, e sinceramente não achei que ficaram feias é só questão de me acostumar. Meninas adotem esse hábito vai fazer bem para você, e para suas queridinhas unhas.

A foto abaixo serve de inspiração e para quebrar tabus que “unhas bem feitas são aquelas com cutículas invisíveis e bem fundas”
Essas unhas são da Michele ela é holandesa, tem 26 anos e nunca tirou as cutículas. Sim, nunca tirou as cutículas e essas unhas são naturais, dela e perfeitas *-*. Uso essa foto de inspiração para ver que é super possível ter unhas lindas com cutículas! Usem-na também!

O processo de tratamento das meninas que não tiram cutículas é nada diferente do que podemos fazer. Em uma palavra básica: hidratação. Tem que hidratar as cutículas e não arrancá-las !
Depois eu posto um produto 'óteeeeemo' que eu conheci para hidratar as cutículas e que vale muito a pena usá-lo.
Eu não tirei cutícula hoje ( aliás, nem vou tirar mais ) e ficou assim: bem bonitinha, nada grossa e com a aparência saúdável e não que acabou de ser espancada (RSRS').

Fonte: Unha Bonita adoro esse site !
E aí depois desse post todo vai continuar maltratando suas unhas ?

Pense bem ;*

10 Response to "Não tire as cutículas, faz mal !"

  1. Camila Nascimento says:
    25 de maio de 2010 às 04:21

    Muito bom saber os motivos... Muitas vezes não basta "saber que não se deve tirar a cuticula", para convencer mulheres que sempre tiraram a cuticula! hehe.. ;***

  2. Allana says:
    25 de maio de 2010 às 05:06

    Gente que unha MARAVILHOSA!
    Amei, babei, gamei! uahuahauhauhau

    Mas eu ja tiro cutícula a muuuito tempo =/ Ela ja ta horrivel e maltratada se eu for deixar crescer né..

    _______

    Flor, quando ao poste do selinho e a me ajudar na divulgação da promoção, fique a vontade pra fazer quando quiser. Só de saber que você gostou do selinho e que irá me ajudar eu ja fiquei mega feliz!

    beeeeeeeeeeeeeijos

  3. Amanda Pelúcio says:
    25 de maio de 2010 às 08:32

    adorei o post! er, eu sei q nao pode tirar mas sou viciada em tirar x.x

  4. Myrella Vas says:
    25 de maio de 2010 às 15:52

    geeeeeeeeeeeeeeeeeente q mão/unha perfeita, nunca tirou cuticulas *-*
    eu entrei nessa onda já, estou a 2 semanas sem tirar (:

  5. Monike says:
    25 de maio de 2010 às 17:30

    unhas perfeitas

  6. Julia Mathias says:
    25 de maio de 2010 às 20:43

    Atualmente estou nessa luta, mas é tão difícil resistir a tentação! Ainda mais porque minha pele é super seca, então já viu né! haja creminhos!

  7. Paty Delavie says:
    26 de maio de 2010 às 18:12

    estou a uma semana sem fazer unha rsrs'

    :D

  8. Mila says:
    27 de maio de 2010 às 08:54

    Olha, adorei o post! Super inspirador MESMO! Faço o curso de medicina e já estava tendo calafrios pensando que em breve não vou poder tirar a cutícula mais já que o risco de infecções é enorme sem elas, mas com esse post parece ser perfeitamente possível ter mão lindas e bem feitas sem retirá-las! Vou começar a hidratar elas hoje mesmo! ;D
    beijos

  9. Stephanie C. S. Pradella says:
    30 de maio de 2010 às 12:19

    Já faz algum tempo que eu não tiro mais cutículas. Sabe o que eu faço? Uso o redutor de cutículas da Avon todos os dias, uso creme para mãos e unhas todos os dias, e após o banho eu empurro levemente as cutículas enquanto ainda estão moles. Elas deixaram de representar uma parte feia das minhas unhas. Eu pinto normalmente e fica uma gracinha. ^.^' Beijos! Ah, adorei o blog!!! =***

  10. Anônimo Says:
    14 de abril de 2013 às 08:03

    Há muito tempo que deixei de tirar as cutículas, hidrato diariamente com bepantol pomada, antes de dormir uso uma camada generosa e na manha seguinte uso uma escova de dentes para remover toda a pele morta, em pouco tempo (mais ou menos um mês) vc percebe uma diferenca enorme, as maos ficam super hidratadas e as cutículas bem fininhas. Bjs Elo

Postar um comentário

Obrigada por comentar *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

E-MAIL

Para maiores informações, mande um e-mail para: blogacharmosinha@yahoo.com.br !