Desde que somos jovens e começamos a conhecer a vaidade, uma das primeiras coisas que tomamos conhecimento é “fazer as unhas semanalmente” – seja no salão ou se aventurando em casa mesmo, munida de um alicate, espátula, palitinho e por aí vai. O fato é que nunca me falaram o porque de não tirar as cutículas. O que eu tinha em mente era que “precisava tirar as cutículas porque senão as unhas ficavam feias e com cara de desleixo”. O tempo passou, várias semanas correram e todas nós lá sejamos na manicure ou em casa mesmo: aquela trilha de cutículas retiradas, aqueles bifes generosos e no final, é tão bonito na hora, mas só esperar mais 7 ou 5 dias para a cutícula dar oi de novo e lá vamos nós para o ritual “arranca pele” tudo novamente. O hábito é tanto que é praticamente impossível pensar em não fazer tudo isso e ainda querer ter unhas bonitas. Não? Sim, até o momento que você para e pensa: bom, se eu nasci com isso, porque eu tiro, tiro, tiro e ela cresce cada dia mais e é “um problema que me acompanha” ao invés de ser apenas uma parte do meu corpo que eu cuido e ela fica quieta, sem me atormentar e não deixar minha mão feia ? Pois é isso: as cutículas não estão aqui nas mãos por acaso, o papel delas em nosso corpo é de proteção ao organismo e sim, são frágeis, sensíveis e não devem ser retiradas.
Motivos para não retirar as cutículas
• “Quando existe a ação constante do agente agressor, ou seja, causando uma inflamação crônica, isso causa um aumento de volume no local, criando um grande desnível entre a pele (cutícula) e a unha.”
• “A retirada da cutícula pode favorecer a instalação da paroníquia que consiste na infecção da pele que rodeia a unha, habitualmente causada pela levedura Candida albicans e, mais raramente, por bactérias.”
• Em resumo, todos estes fatores atuam em conjunto, levando aos eventos celulares e vasculares da inflamação. Resulta em um aumento do calibre de capilares responsáveis pela irrigação sanguínea local, produzindo mais hiperemia e aumento da temperatura local (calor).
- Peguem a mãozinha de uma criança, que nunca nem tocou nas cutículas. Agora, peguem a mão de uma senhora ou de uma adulta que tira a cutícula há mais de 10 anos… vejam a diferença.
A cutícula intacta, em sua forma natural não tem nenhum desnível em relação à unha e é reta. Não é funda. A mulher que retira sempre a cutícula tem um “vão” entre a pele e a unha, a famosa “cutícula fundinha” que nada mais é a cova que se forma de tanta pele que se retira, a cada dia mais e mais. O fato de se retirar as cutículas não é somente uma frase piegas ao dizer que “retirar as cutículas faz mal” – é alertar para as mulheres que esse hábito tão comum no Brasil é proibido em países do primeiro mundo e ficar mexendo nas cutículas nada mais é do que ter uma inflamação crônica em seus dedos, para sempre.
- Entenderam porque quando tiramos muita cutícula nossos dedos ficam inchados, vermelhos e doloridos? E pode ser o esmalte mais lindo do mundo pra dar acabamento: não ficará bonito.
- Depois de pesquisar muito sobre esse assunto, eu não tiro mais minha cutícula, me conscientizei dos riscos que trazem a minha saúde. E hoje mesmo fiz minha unha e NÃO tirei as cutículas, e sinceramente não achei que ficaram feias é só questão de me acostumar. Meninas adotem esse hábito vai fazer bem para você, e para suas queridinhas unhas.
A foto abaixo serve de inspiração e para quebrar tabus que “unhas bem feitas são aquelas com cutículas invisíveis e bem fundas”

Essas unhas são da Michele ela é holandesa, tem 26 anos e nunca tirou as cutículas. Sim, nunca tirou as cutículas e essas unhas são naturais, dela e perfeitas
*-*. Uso essa foto de inspiração para ver que é super possível ter unhas lindas com cutículas! Usem-na também!
O processo de tratamento das meninas que não tiram cutículas é nada diferente do que podemos fazer. Em uma palavra básica: hidratação. Tem que hidratar as cutículas e não arrancá-las !
Depois eu posto um produto 'óteeeeemo' que eu conheci para hidratar as cutículas e que vale muito a pena usá-lo.
Eu não tirei cutícula hoje ( aliás, nem vou tirar mais ) e ficou assim: bem bonitinha, nada grossa e com a aparência saúdável e não que acabou de ser espancada (RSRS').
E aí depois desse post todo vai continuar maltratando suas unhas ?
Pense bem ;*